Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento

 estagio

CURSOS DE EXTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

 

DENOMINAÇÃO CURSOS DISCIPLINAS
180 Horas Adolescentes, Juventude e Educação. 1.     Direito da Criança e do Adolescente ao longo da História.

2.     Psicologia da adolescência e Juventude.

3.     Diversidade: Crianças em cortiços, órfãs, abrigadas, ribeirinhas, indígenas.

4.     Politicas públicas, legislaçao e diretrizes existentes.

5.     Culrura e arte: programa voltados para crianças e jovens.

6.     Orientação familiar.

180 Horas Alfabetização nas séries iniciais: propostas atuais na educação. 1.     Alfabetização e Letramento: Vivência e experiência da prática pedagógica.

2.     Alfabetização e Linguagem.

3.     Alfabetização Matemática.

4.     Recursos Didáticos para a Alfabetização.

5.     Propostas e projetos atuais do Governo.

6.     Alfabetização tecnológica nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

180 Horas Avaliação e progressão continuada: Desafios Contemporâneos. 1.     Histórico da Avaliação e progressão continuada no Brasil.

2.     cenário ducacional brasileiro: Leis de Diretrizes ebases da Educação.

3.     Avaliação da aprendizagem e progressão continuada: bases para construção de uma nova escola.

4.     Progressão continuada e o ensino da matemática.

5.     implicações da progressão continuada e da Avaliação Escolar: tensões, dilemas e tendências.

6.     Avaliação mediadora: a ponte entre o conhecimento e a aprendizagem.

180 Horas Dança, teatro e arte na educação básica. 1.     O ensino da Arte no Brasil.

2.     Escola:dança, teatro e aprendizagem.

3.     Implementação do ensino da arte na Educação Básica.

4.     Legislação e o ensino da arte na Educação Básica.

5.     Dança na Educação Básica.

6.     Oficinas integradas de artes (dança, músicas e teatro).

180 Horas Educação de Jovens e Adultos: Novas Perpectivas. 1.     A didatica no processo de alfabetização de jovens e adultos.

2.     Politicas púlblicas de eduicação jovens e adultos.

3.     Inclusão digital de jovens e adultos: desafios e perpectivas para seu desenvolvimento.

4.     Novas perpectivas na Educação de jovens e adultos: aprendizagem através do lúdico.

5.     Psicologia e Educação de jovens e Adultos:historias de vida.

6.     Formação de professoras em EJA:teoria e prática.

180 Horas Educação Inclusiva Intelectual. 1.     Educação Especial e Inclusão Escolar.

2.     Desenvolvimento psicomotor.

3.     Desenvolvimento humano e aprendizagem.

4.     Teoria e Prática em Deficiência Intelectual.

5.     Ação pedagogica em Deficiência Intelectual.

6.     Família, Escola e Avaliação em Deficiência Intelectual.

180 Horas Educação Matemática. 1.     Alfabetização Matemática: primeiras manifestações da escrita infantil.

2.     A resolução de problemas na matemática escolar: aprender a resolver, resolver para aprender.

3.     Alfabetização matemática: quem tem medo de ensinar?

4.     Curriculo e avaliação na Alfabetização Matemática.

5.     Matemática Lúdica na educação básica.

6.     Uso da tecnologia a matemática.

180 Horas Gestão e Liderança na Administração Escolar. 1.     Planejamento participativo na escola.

2.     Função social da escola.

3.     Competências da direção escolar.

4.     Papel e perfil do Gestor escolar.

5.     A importância da liderança nos processos de gestão escolar.

6.     Relação dos gestores com os pais e alunos.

180 Horas Multicuralismo na Educação. 1.     Concepções do Multiculturalismo na Educação.

2.     Estudos Culturais: diversidade cultural e educação.

3.     O papel da escola na produção da identidade e da diferença.

4.     Diversidade e inclusão educacioal: o cenário brasileiro.

5.     Estratégias pedagógicas e curriculares para abordar a diferênça.

6.     Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores.

180 Horas Neurociência e Aprendizagem. 1.     Conceituação de Neurociência e Aprendizagem.

2.     Condições biológicas que acarretam disturbios de aprendizagem.

3.     bases neurais da memória e aprendizagem.

4.     Psicologia da aprendizagemcognitiva.

5.     Neuroplasticidade e Aprendizagem motora.

6.     Educação Inclusiva.

Público Alvo: Professores (Magistério ou Graduados).